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O FOLHETINHO de Guarulhos
Desde: 25/10/2003      Publicadas: 480      Atualização: 21/09/2016

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 Geral

  18/01/2009
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Esqueci o que ia falar

Você malha bastante para melhorar o seu corpo por dentro e por fora, mas e o seu cérebro? Como ele anda? Você também o exercita e o nutri adequadamente?

Esqueci o que ia falarPode parecer estranho, mas não é. Se você esquece de coisas simples, como: a água fervendo no fogão, o que você tomou no café da manhã, a data de aniversário dos seus filhos (ou pior) da esposa. É melhor você se cuidar.
O cérebro deve ser exercitado todos os dias, por qualquer pessoas, em qualquer momento. E não precisa ficar intricado pensando que é difícil, não tem tempo, que não é bom de memória e vai morrer assim. Vai ser pior, pois, saiba que o estresse, a ansiedade e toda essa agitação (às vezes, sem necessidade), é um dos principais fatores para os terríveis "brancos".

Veja algumas dicas para deixar a sua memória "bala":

- Preste atenção, muita atenção. Quando uma pessoa estiver falando, (seu professor, chefe, ou quem seja), escute com atenção. E se você não compreender, peça para a pessoa repetir ou explicar novamente, não tenha vergonha de não entender, e sim, de ficar com dúvidas;
- Dica pessoal: Faça associações e comparações. Sempre pratiquei essa dica, seja para uma prova, ou nomes das pessoas que eu acabo de conhecer;
- Pratique exercícios de relaxamentos, como: meditação, ioga, pilates, hidroginástica. Além de brincar com os filhos na pracinha, passear com o cachorro, ouvir uma música calma em um ambiente aconchegante;
- Leia bastante e observe muito bem como são escritas as palavras e suas formas empregadas, se não sabe o significado de alguma, use o dicionário. Assim, diminuirá as sua chances de esquecer como uma palavra é escrita, e também enriquecerá o seu vocabulário;
- Faça caça- palavras, jogo da memória, cruzadas, contas, redações. Jogue cartas, xadrez, dominó, póquer, mas sem apostar dinheiro e patrimônios, (não quero ver ninguém perdendo dinheiro, e me culpando depois por que ficou pobre);
- Evite qualquer tipo de droga: álcool, cigarro, maconha, cocaína, ecstasy, e sabe lá só Deus o que eles já inventaram;
- Estimulantes como o café, chocolates, chás, bebidas e remédios, devem ser evitados. Em excesso, podem prejudicar o seu sono, fazendo você não descansar o suficiente, piorando o quadro. Além de alguns com efeito diurético (como os chás e café), fazem você perder sais minerais e vitaminas essenciais;
- Falando em vitaminas, alimentação é fundamental: alimentos com ômega 3 e ômega 6, como peixes (de preferencia sem ser fritos); castanhas (uma do pará e uma do caju, são suficientes por dia), nozes, amêndoas, uma colher de sopa por dia de azeite de oliva extra-virgem, frutas, verduras e legumes, (quando mais colorido o prato melhor); grãos, (trigo, grão de bico, ervilha, lentilha, feijão, arroz integral); cereais integrais, (aveia, granola, müsli, semente de linhaça), um ovo por dia;
- Evite frituras, açúcar refinado (troque pelo mascavo), comida industrializada (os conservantes são verdadeiros vilões).
- Não passe muitas horas sem comer (preferível, a cada três horas);
- Faça refeições leves, em ambiente calmo e sem televisão;
- Beba água, quando a sede "bate na porta", já é sinal de desidratação. Sucos naturais também são uma boa, evite bebidas com gás;
- Durma bem. Não significa dormir 10 horas e acordar dolorido e travado, é melhor dormir 6 ou 7 horas, mas um sono regenerativo, que o faça recuperar sua forças e energia;
- Depois de todas essa dicas o seu caso não resolver, o melhor é procurar um médico.

Namastê!
  Autor:   Jéssica Levadinha


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